Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

O olho é muito sensível a queimaduras por calor ou produtos químicos. Não se deve permitir que crianças fiquem perto do fogão ou de produtos químicos como cândida, soda caustica, etc. Quando um deste produtos cai no olho, o mais importante é LAVAR imediatamente com água limpa (água de torneira, não precisa ser soro fisiológico nem outro produto) por pelo menos 10 minutos.

Deve-se abrir as pálpebras e deixar escorrer bastante água para tirar o máximo do produto químico, com o a pessoa queimada olhando para cima e depois para baixo, repetindo varias vezes mesmo que a pessoa esteja com dor porque isto que vai determinar o quanto o olho será prejudicado. Esta lavagem inicial pode salvar a visão do paciente e deve ser realizada antes de ir para o pronto socorro.

Após lavar o olho por no mínimo 10 minutos com água corrente a pessoa deve ser levada imediatamente para uma consulta com médico oftalmologista. Ele vai determinar se todo o produto químico foi removido e a extensão da queimadura, além de medicar com colírios anti inflamatórios e cicatrizantes.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.