Agendamento
Telefone: (55) 11 3062-0517

Astigmatismo

 

O Astigmatismo é uma das doenças mais comuns nos olhos e que se caracteriza pela visão desfocada ou distorcida das imagens. A doença, que é de tratamento simples, pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas existem pessoas que nascem com astigmatismo. Muitos pacientes que sofrem com Astigmatismo também possuem Miopia e Hipermetropia.

O Astigmatismo, assim como a Miopia e a Hipermetropia, são doenças classificadas como tipo de Ametropia, ou seja, todas elas são originárias de um problema de refração. Para serem perfeitamente visualizadas, as imagens precisam se formar na parte de trás dos olhos, em um único ponto da retina, o que não ocorre com quem sofre com estas doenças.

O diagnóstico do Astigmatismo pode ser feito por meio do exame de Topografia Computadorizada de Córnea. Outros exames como a Ceratometria, Exame de Refração e Exame de Visão também podem ser realizados para a detecção da doença.

Na Clínica Belfort, você conta  a tradição e excelência médica de uma equipe qualificada, comandada pelo Professor Doutor Rubens Belfort Jr, um dos oftalmologistas mais respeitados e premiados do mundo.

 

Sintomas

Nem todas as pessoas irão apresentar todos os sintomas do Astigmatismo. Isso vai depender do nível de gravidade. Se o grau for alto, o esforço para enxergar é maior e pode provocar mais incômodo ao paciente.

  • Dor de cabeça
  • Visão desfocada
  • Dificuldade para ler letras pequenas
  • Visão borrada ou levemente dupla

 

Como tratar Astigmatismo

Óculos ou lente de contato

Ir ao oftalmologista desde criança é o ideal. Dessa forma, é possível detectar o problema de visão o quanto antes. A correção normalmente é realizada com o uso de óculos. A lente precisa ser cilíndrica ou tórica para concentrar os raios de luz em um só plano.

 

Cirurgias

Em alguns casos, é possível operar. Como toda intervenção médica, há pequenos riscos cirúrgicos como inflamações. Cabe ao oftalmologista recomendar a melhor forma de corrigir o problema de visão. Existem dois tipos de cirurgias refrativas para correção dos Astigmatismo:

  • LASIK: Essa operação também pode ser realizada em pacientes com miopia e hipermetropia. A córnea recebe uma pequena incisão e em seguida o laser muda o formato da córnea. O procedimento que é indolor e rápido. Tudo é feito no mesmo dia, sem necessidade de internações.
  • PRK: É realizada uma alteração no formato da córnea com o uso de laser. A longo prazo é considerada a melhor opção, mas o período pós-operatório pode ser incômodo. De maneira geral o PRK permite corrigir graus menores do que o LASIK.

 

Causas do Astigmatismo

O astigmatismo geralmente é causado pelo formato irregular da córnea. Essas alterações são responsáveis pela formação das imagens em vários focos e eixos distintos. Dessa forma, ocorre o embaçamento da visão independente da distância do objeto.

Alguns pontos das imagens podem ser enxergados nitidamente enquanto outros borrados. Isso vai depender do quão oval está a curvatura da córnea e o grau de Astigmatismo do paciente.

 

Fatores de risco

  • Familiares com Astigmatismo
  • Coceira excessiva nos olhos
  • Lesão ocular como trauma
  • Ceratocone

Tradição, ética e qualidade é o que você encontra na Clínica Belfort. Cuide de seus olhos sempre com a dedicação que eles merecem com a equipe especializada da clínica que é referência em saúde ocular no Brasil

A Clínica Belfort possui a solução mais completa para as doenças oculares. Além de tratamento com os melhores profissionais do país, a clínica conta com os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar em um dos nossos telefones.

 

Veja mais:

Hipermetropia

Miopia

 

Exames relacionados:

Refração (Exame de Vista)

Topografia

Exame de Visão

Ceratometria

 

Cirurgia:

Cirurgia Refrativa